Black Friday: confira condição especial para lojistas e dicas para vender nesta data

Marcos Marins

* Marcos Marins

No dia 27 de novembro será realizada mais uma edição da Black Friday, uma das datas mais esperadas pelo varejo online e que representa um número até dez vezes maior em vendas se comparada a uma sexta-feira comum. Alinhado a filosofia de ser parceiro de seus clientes, especialmente neste momento difícil para o varejo em geral, o Bcash preparou uma ação arrojada para ajudar a alavancar as vendas de seus clientes.

Para os novos e atuais clientes, durante o mês de novembro, decidimos oferecer um bônus em mídia no Buscapé para ajudá-los a alavancar o volume de vendas nesta data especial. Em alguns casos, é possível converter até 100% da tarifa paga ao Bcash em mídia.

Queremos estar próximos de nossos clientes e nos destacar como a plataforma de pagamentos mais parceira do mercado. Neste sentido, estamos sempre preocupados em desenvolver produtos e serviços que possam gerar valor para o e-commerce e consumidores. Vejo a ação do Black Friday como mais um exemplo do tipo de relação que queremos construir com os nossos parceiros.

Um outro exemplo de inovação é o lançamento do Fcontrol Flex, produto antifraude destinado a grandes e médios e-commerces. Este novo produto mantém os recursos sofisticados já existentes e reconhecidos pelo mercado, o que maximiza o nível de aprovação com segurança, e ainda permite ao e-commerce determinar qual o nível de cobertura de chargebacks melhor atende a sua necessidade.

Para auxiliar o lojista nesta data especial, reunimos algumas dicas para que aproveite o evento com praticidade e segurança na hora de vender. Para se ter uma ideia da força da Black Friday para o e-commerce, no ano passado a data registrou um faturamento de R$ 1,16 bilhão, representando um crescimento nominal de 51% em relação a 2013, segundo dados da E-bit.

Uma data tão importante como a Black Friday exige atenção redobrada dos lojistas e principalmente dos consumidores, que hoje já estão muito mais experientes e cuidadosos ao comprar online, mas que precisam sempre se precaver no momento de fazer suas compras.

Customizar a loja virtual com o tema, oferecer atendimento 24 horas e utilizar-se das redes sociais para chamar a atenção do público são técnicas interessantes para promover as vendas.

Confira o guia com as dicas levantadas pela equipe do Bcash:

 

Passo 1: Customização da loja

 O lojista precisa constatar, como algo importante, a customização de sua loja com o tema da Black Friday; fazendo com que os usuários tenham conhecimento sobre seus produtos e ofertas especiais para a data. Promover a loja online com banners chama a atenção dos visitantes para as promoções disponíveis especialmente para a data.

 

Passo 2: Tenha um site seguro

Os golpes costumam ocorrer com uma frequência maior justamente na Black Friday, data na qual os clientes compram mais e ficam mais vulneráveis a acreditar na oferta mais sedutora que aparecer.

Os lojistas precisam ficar atentos a cumprirem todas estas exigências e seguirem o protocolo de segurança para cada venda que efetuarem. É importante mostrar ao consumidor que a compra que ele está fazendo será segura e livre de possíveis golpes.

 

Passo 3: Observe o e-commerce concorrente

 Na hora de vender, observar as promoções dos concorrentes faz com que o lojista não perca clientes e fique no mesmo patamar dos demais. É claro que o consumidor procurará pela melhor oferta, então, quanto maior for o desconto de determinado produto, maior será o número de pessoas alcançadas e dispostas a efetuarem a compra.

 

Passo 4: Atendimento nas redes sociais

Além de divulgar suas ofertas e conteúdo relevantes ao tema, o lojista também não pode se esquecer de atender de forma rápida os clientes, respondendo suas perguntas e ficando disponível durante todo este dia.

 

 Passo 5: Formas de pagamento

 Quando o consumidor decide por comprar no e-commerce, as formas de pagamento disponíveis são fundamentais para atrair ou não sua atenção. Oferecer diferentes formas de pagamento, como cartões de crédito, débito em conta corrente, boletos bancários ou transferência online, permite escolher a opção mais rápida, fácil e segura.

 

Passo 6: Período para entrega

 Em uma data como a Black Friday, o varejo online costuma receber um número bem maior de pedidos em relação a um dia comum e, por este motivo, é normal as lojas prorrogarem os prazos para a chegada de um produto. O varejista precisa atender todas estas exigências e certificar-se da disponibilidade em atender todas as necessidades que surgirem.

 

* Marcos Marins

CEO Brasil da PayU e suas marcas Bcash – solução de pagamento online e Fcontrol – sistema antifraude