Tentativas de fraudes no e-commerce tem ligeira alta em 2015, aponta análise do FControl

analise-fraudes-1-trimestre-2015No entanto, perdas com golpes diminuem, o que revela que lojas virtuais continuam ampliando investimentos em tecnologia para combater fraudadores de cartões de crédito

Se por um lado o comércio eletrônico cresce rapidamente no Brasil, na casa dos dois dígitos há mais de uma década, os golpes online com cartão de crédito não deixam de ameaçar empreendedores virtuais. No primeiro trimestre de 2015, as tentativas de fraude atingiram 3,91% de todas as transações analisadas pela FControl, empresa do PayU Group especialista em sistemas de segurança para e-commerce, ante 3,27% no mesmo período do ano passado. Em contrapartida, a análise também revela a diminuição do sucesso dos fraudadores, pelo fato de as lojas virtuais estarem cada vez mais preparadas com ferramentas antifraude. Nos três primeiros meses do ano, a perda efetiva com os ataques caiu pela metade, atingindo 0,15% de todo o volume financeiro transacionado, contra 0,30% no primeiro trimestre de 2014.

Já no topo dos segmentos de produtos mais visados pelos fraudadores estão Games (13,92%), Telefonia (11,08%), Informática (10,87%), Eletrônicos (9,79%) e Automotivos (7,43%). É importante ressaltar que estes percentuais são de exposição, ou seja, referem-se apenas às tentativas de fraudes. “Não significa dizer que as empresas destes segmentos tenham estes percentuais de perdas, já que a grande maioria dos golpes são identificados e barrados”, pontua Marcos Marins, Country Manager Brasil do Bcash e PayU Latam.

Ainda de acordo com a análise da FControl, os Estados do Tocantins, Ceará, Bahia, Paraíba e Alagoas foram, nessa ordem, as praças mais expostas nos golpes com cartão de crédito no e-commerce. “Em geral, as fraudes não são feitas por um único indivíduo, mas por quadrilhas especializadas. Mesmo que tenham atividades em outras regiões, elas atuam intensamente nesses Estados, sobretudo por conta do turismo, isto é, com a exposição dos cartões de pessoas com viagens marcadas para esses locais”, completa Marins.

Os prejuízos financeiros com as fraudes no comércio eletrônico atingem, principalmente, micro e pequenas empresas de e-commerce, sendo um dos principais motivos que resultam no encerramento de suas atividades. No Brasil, os meios de pagamentos PayU Latam e Bcash são integrados a FControl, o que significa que todas as compras passam por análise de risco em tempo real, por meio de uma tecnologia sofisticada que utiliza redes neurais e inteligência artificial para detectar e prevenir fraudes, capaz de identificar em segundos possíveis tentativas de criminosos.

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Sobre a Fcontrol

A FControl (www.fcontrol.com.br) é uma empresa do PayU Group que atua no controle de risco e prevenção de fraudes para qualquer venda não-presencial, com maior foco no comércio eletrônico. Por meio de dispositivos exclusivos no mercado (redes neurais – inteligência artificial), as ferramentas da FControl visam minimizar um dos maiores motivos de fechamento das empresas do comércio eletrônico: as perdas financeiras com as fraudes.

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